Dicas para elaboração de pranchas de apresentação de projetos arquitetônicos:
- Antes de iniciar o trabalho de edição tenha todas as informações que serão utilizadas na prancha em mãos.
- Escolha o formato e orientação da prancha. Lembrem-se que é preciso trabalhar com alta resolução para se obter uma boa qualidade de impressão.
- Cuidado ao usar imagens de fundo, pois o foco não é a prancha, mas sim o conteúdo.
- Tentem evitar o uso de mais do que três tipos de fontes em apresentações mais formais e evitem utilizar fontes muito rebuscadas e de difícil leitura (faroeste, comic sans etc).
- Normalmente a leitura das pranchas acontece da direita para a esquerda, de cima para baixo. Desta forma é interessante colocar o conteúdo mais importante na parte superior da prancha e ao lado esquerdo.
- É interessante trabalhar com uma perspectiva com formato maior na primeira prancha para dar uma ideia geral do projeto. O restante das perspectives pode ser em escala menor e é interessante que sejam mais didáticas. Diagramas podem ser bastante úteis para explicar o projeto.
- Tente evitar grandes textos e dê destaque para as frases ou palavras mais importantes para a compreensão do projeto.
- Organize sistematicamente a composição da prancha por ordem de importância de compreensão do projeto.
- O título deve ser destacado para permitir que seja lido antes da pessoa olhar o restante da prancha (evite usar fontes muito rebuscadas e que atrapalhem a leitura).
- Não se esqueça de colocar o nome de todos os integrantes do grupo nas pranchas.
- É interessante mostrar como se chegou a ideia final do projeto através de pequenos diagramas conceituais.
- Evite ter uma prancha muito cheia de informações deixando só aquilo que é mais importante.
- Margens e alinhamentos: tentem acertar os alinhamentos das imagens e das margens superior e inferior, esquerda e direita da prancha. Imagens e textos devem ser desalinhados somente se for intencional. Nestes casos a intenção deve ser clara para que o desalinhamento não seja percebido como erro.
- Tentem ser criativos com o tratamento da informação!
- A prancha é uma forma de comunicação. Sua prancha deve chamar a atenção das pessoas pelo conteúdo, e não por cores ou fontes chamativas.
- Não utilize fontes nem muito pequenas e nem muito grandes. A pessoa deve ser capaz de ler um texto a aproximadamente 60cm de distância. Faça um teste imprimindo tamanhos diferentes de fonte em um papel A4 para ver qual é o efeito. Lembrem-se que cada fonte precisa de um tamanho diferente para facilitar a leitura. Uma fonte Arial com tamanho 14 é diferente da Helvetica com o mesmo tamanho. Iniciem os testes a partir de 14p ou 16p para o texto e entre 24p e 30p para os títulos.
- Traços com cores diferentes no fundo da prancha podem ajudar a organizar a informação na prancha, porém tomem muito cuidado para que não sejam somente decorativas e de fato participem na organização do conteúdo.
- Lembrem-se! Estas não são regras, mas dicas de como produzir uma prancha. O bom senso, a criatividade e muito trabalho são os melhores caminhos a se chegar a uma boa apresentação.